Juliano Maranhão

Juliano Maranhão

Background

Sócio do Opice Blum Advogados. Maranhão atua na área de IA & Direito, tanto do ponto de vista de sua regulação quanto das aplicações potenciais de IA para a prática jurídica, pelo menos desde 2001, quando recebeu o prêmio Donald Berman Award da Associação Internacional de Inteligência Artificial e Direito. Não apenas desenvolve trabalhos como jurista, como também desenvolve e publica sistemas lógico-computacionais de representação da pratica jurídica e toma parte em proietos de desenvolvimento de softwares que incorporam aprendizado de máquina.

Seu pós-doutorado foi realizado no departamento de Inteligência Artificial da faculdade de Ciência da Computação da Universidade de Utrecht. Além do prestigioso prêmio, Maranhão é o único representante da América Latina na direção da Associação Internacional de Inteligência Artificial e Direito, foi o chair local da principal conferência internacional de IA & Direito em 2021 (ICAIL2021) e é único latino-americano no Conselho Editorial do principal periódico internacional da área, o AI&Law Journal.

Maranhão é referência na área acadêmica e profissional em temas ligados à legal innovation e inteligência artificial, sendo autor de diversos artigos nas principais revistas do País e consultor legislativo no Município de São Paulo, em que liderou um projeto de lei sobre políticas de contratação e desenvolvimento de IA pelo município. Além disso, foi membro da Comissão de Juristas do Senado, responsável pela elaboração do projeto de Lei que se propõe o marco regulatório da IA no Brasil.

Maranhão é presidente do Instituto Lawgorithm de Inteligência Artificial, que é referência no País e com expressão internacional. Foi professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e professor visitante na Goethe Universität Frankfurt am Main (2016-2019). Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP, realizou pós-doutorado no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Utrecht, na Holanda.